Marco histórico para Valadares: Prefeitura e SAAE avançam no Tratamento de Esgoto da Cidade
Valadares agora trata 10% de esgoto com a inauguração da ETE Santos Dumont e pretende tratar 100% em 10 anos
Publicado em 24/03/2025 15:19 - Atualizado em 24/03/2025 15:32
INAUGURAÇÃO ETE SANTOS DUMOND
No Dia Mundial da Água, sábado (22), foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santos Dumont. Esse evento foi um marco histórico para a cidade, um trabalho da Prefeitura, SAAE em parceria com a concessionária Águas de Valadares, que prevê o tratamento integral do esgoto de Governador Valadares em um prazo de dez anos.
Estiveram presentes no evento o prefeito, coronel Sandro, a primeira-dama, Valéria Libório, o diretor-presidente da Águas de Valadares, Erich Waiit, o presidente da Câmara Municipal, Alê Ferraz, o deputado federal Hercílio Diniz, o diretor-executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, a diretora do SAAE, Pier Angeli Viana, secretários, autoridades e convidados.
A ETE Santos Dumont tem capacidade para 240 l/s e iniciará suas operações com 60 l/s, atendendo 10% da população. Ela trará melhorias para a cidade, meio ambiente, a economia, a qualidade de vida, a saúde, a educação, a valorização imobiliária e o turismo. “Hoje, aqui, é um marco que se inicia, em busca de chegar a 100% de esgoto tratado em Governador Valadares”, declarou Erich Waitt, diretor-presidente da Águas de Valadares.
Para o prefeito Coronel Sandro, "Inauguramos esta estação de tratamento de esgoto, sabendo que, mais do que uma meta cumprida pelo município, estamos contribuindo para que futuras gerações tenham um lugar mais saudável e completamente saudável para viver."
O SAAE, na sua função de fiscalizador do contrato de concessão, desempenhou um papel fundamental na supervisão da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santos Dumont, garantindo o cumprimento das exigências e padrões técnicos estabelecidos, além de assegurar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população de Governador Valadares.
A diretora do SAAE, Pier Angeli Viana, ressaltou: “A concessionária tem várias metas a serem atingidas, acordadas contratualmente, e o SAAE, como fiscalizador, acompanhou toda a reforma e as melhorias realizadas pela concessionária, e vem fiscalizando todas as obras contratadas entre a Prefeitura e a Águas de Valadares.”
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
A ETE Santos Dumont passou por uma reforma nas instalações e nos reatores com o objetivo de otimizar sua operação e ampliar a capacidade de tratamento. A reforma incluiu melhorias nas estações elevatórias, como a impermeabilização para prolongar a durabilidade das estruturas, além de reforços nos reatores e a revitalização de abrigos e outras instalações.
por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - SAAE