SAAE Informa: Rua Afonso Pena passará por obra de modernização do sistema de abastecimento de água.
A intervenção prevê a substituição de 1.200 metros de redes de cimento amianto por novas tubulações.
Publicado em 16/04/2025 13:54
Reunião de Alinhamento de Obra.
A Rua Afonso Pena passará por uma importante obra de modernização do sistema de abastecimento de água. A intervenção será realizada pela concessionária Águas de Valadares e terá início no próximo dia 12 de maio. Serão substituídos 1.200 metros da antiga rede de cimento amianto por tubulações mais modernas e flexíveis, conhecidas como Defofo.
De acordo com a concessionária, a substituição visa reduzir a frequência de vazamentos e interrupções no fornecimento de água na região central da cidade e em bairros interligados ao sistema. Somente no último ano, foram registrados 40 vazamentos ao longo da Rua Afonso Pena. Por estar conectada a uma rede que atende uma grande área, cada reparo impacta o abastecimento de ao menos 20 bairros.
Segundo o engenheiro Rômulo Vieira Espicalqui, responsável técnico pela obra, a nova tubulação oferece maior resistência e durabilidade. “Vamos substituir as redes de cimento amianto por redes mais flexíveis, o que reduz significativamente o risco de rompimentos. Além disso, as novas conexões com os imóveis vão aumentar a vazão de água e garantir mais estabilidade nas ligações domiciliares”, explicou. Ao todo, cerca de 150 ramais também serão substituídos durante a intervenção.
Cronograma da obra
A obra será realizada no trecho entre as ruas Belo Horizonte, no Centro, e José Rodrigues, no bairro São Geraldo. Os trabalhos ocorrerão diariamente, das 7h às 17h, seguindo uma programação por quarteirão. A previsão é que cada trecho leve cerca de 12 dias para ser concluído, com prazo total estimado de 120 dias.
Para reduzir os transtornos à população e ao comércio local, a concessionária adotará medidas como o uso de equipamentos mais silenciosos e caminhões-pipa nos horários de maior movimento, para conter a poeira. Durante o período das obras, o estacionamento no trecho será restrito, e o acesso às garagens poderá ser temporariamente bloqueado. No entanto, ao fim de cada dia, a vala aberta em frente às entradas será aterrada para garantir a circulação dos moradores.
A organização do trânsito ficará sob responsabilidade dos Agentes Municipais de Trânsito, que atuarão na região para orientar os motoristas e garantir a segurança no entorno da obra.
Reunião de Alinhamento
Ainda nesta terça-feira (15), foi realizada uma reunião com a presença de representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e da Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CLD-GV), Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACGV) e a concessionária Águas de Valadares. Na ocasião, foi alinhado o cronograma das intervenções e discutidas formas de garantir que os trabalhos ocorram da melhor maneira possível para a população.
O SAAE reafirma seu papel como fiscalizador do contrato de concessão e dos serviços prestados pela concessionária, com foco na qualidade, regularidade e no bom atendimento à população.
por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - SAAE